top of page
Poster_documentario_chega_mais_familia.png

Chega Mais Família! Memórias de uma festa que ainda não acabou.

Ago 2025

Nova Iguaçu

85 Min.

Não gosteiNão é bomBomÓtimoGostei muito
Avaliar

Classificação:

Livre

Documentário

Sinopse

Mais do que uma festa, o Chega Mais foi um potente movimento cultural que marcou gerações em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Realizado entre 1981 e 1996, no bairro de Cabuçu — território formado no entorno da histórica Fazenda Cabuçu — o evento reunia centenas de pessoas em torno da música, da dança, do teatro popular e, sobretudo, da convivência comunitária. Ao ocupar as ruas, o Chega Mais transformou o espaço rural e urbano em lugar de encontro, celebração e construção coletiva de identidades.

O documentário “Chega Mais Família! Memórias de uma festa que ainda não acabou”, com 1h25 de duração, nasce da pesquisa de mestrado de Milton Luiz (PPGPaCS/UFRRJ) e propõe uma revisitação sensível dessa experiência cultural. Mesmo após 30 anos de seu encerramento, completados em 2026, o Chega Mais segue vivo nas lembranças de quem o idealizou, organizou, dançou e frequentou. Por meio de depoimentos emocionantes, imagens de arquivo e registros atuais, o filme convida o público a mergulhar no universo das festas juninas que eram tão vibrantes e rotineiras nos bairros iguaçuanos e em toda a Baixada Fluminense, lançando sobre elas um olhar atento a partir da perspectiva do patrimônio cultural.

Além de registrar memórias, o documentário reacende a fogueira da saudade, do pertencimento e da coletividade. Revela como o Chega Mais se consolidou como um lugar de memória coletiva e um símbolo da potência cultural da Baixada Fluminense — um espaço onde tradição, comunidade e resistência caminharam juntas, fortalecendo laços e afirmando modos próprios de fazer cultura.

O documentário é uma produção do Coletivo de Pesquisa Cultura Junina do Rio de Janeiro, com direção de Milton Luiz, idealizador do projeto de salvaguarda da cultura dos grupos de dança de quadrilhas do estado do Rio de Janeiro. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura, FENIG, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Participantes

Entre os participantes deste documentários, estão pessoas importantes para a manutenção dessa cultura dentro do município de Nova Iguaçu, mas que também contribuem com a cultura do estado, quando levam seus espetáculos para outras cidades. Demonstrando o profissionalismo e dedicação destes organizadores e brincantes que dedicam grande parte de suas vidas ao fazer artístico da cultura de dança de quadrilha.

Ficha Técnica

Milton Luiz diretor do Documentário

Realização:

Projeto Cultura Junina

Patrocínio:

Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura, FENIG, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Roteiro / Direção e Edição:

Milton Luiz

O documentário “Chega Mais Família! Memórias de uma festa que ainda não acabou”, com 1h25 de duração, nasce da pesquisa de mestrado de Milton Luiz (PPGPaCS/UFRRJ) e propõe uma revisitação sensível essa experiência cultural. 

bottom of page